O Rei do Universo Infinito Jesus Cristo

O Rei do Universo Infinito Jesus Cristo

A Criação do Universo

Minas das Minas Gerais

The Teacher Nosso Mestre

Instituto de Geociências - UFMG - Universidade Federal


*** Anexo do IGC entregue à comunidade universitária ***
*** Instituto de Geociências - UFMG. Minas ***
A conquista da interlocução acadêmica
Por muitos anos, o endereço do Instituto de Geociências (IGC) da UFMG foi um mix: o quinto andar do prédio da Unidade Administrativa II no Campus Pampulha, (localizado próximo à entrada da Avenida Abraão Caram), e parte do Pavilhão Central de Aulas - PCA (prédio localizado em frente ao Instituto de Ciências Exatas - ICEx). Ao contrário de uma interlocução acadêmica, o trânsito por essas unidades representava, na ocasião, muitos desencontros.
Com a inauguração do Anexo de 3,4 mil m2, em 2005, todas as atividades do IGC puderam, enfim, atuar de forma integrada. E mais: o ganho de área, com a ampliação, colocou fim ao "estrangulamento" do prédio, até então ocupado de forma inadequada para atender a demanda urgente de acolhimento das aulas dos quase 1.300 alunos (de graduação e de pós-graduação) das atividades de extensão.

Nas antigas instalações, ações como a reforma e ampliação dos laboratórios de Geomorfologia, Cartografia e Geofísica não podiam sequer ser cogitadas, devido à falta de espaço físico. Mas com o novo Anexo, essas obras, enfim, aconteceram.

A obra, orçada em R$ 3,8 milhões, expande o número de salas em cerca de 20%. Boa parte das aulas de graduação serão transferidas para o terceiro pavimento, que ainda aguarda a inauguração (para isso, ainda são esperados alguns equipamentos), mas já funciona parcialmente: estão em atividade as secretarias de pós-graduação e do centro de extensão, além de quatro salas para projetos especiais.
Os dois andares restantes do Anexo, já em funcionamento, abrigam o Centro de Pesquisa Professor Manuel Teixeira da Costa, com laboratórios que dão suporte às atividades de Geologia, Cartografia e Geografia. Outra novidade por conta das obras é o elevador, o primeiro da Unidade desde a inauguração na década de 80, e que vem facilitar o acesso de pessoa com deficiência.
Comunidade
69 professores
42 funcionários técnico-administrativos
950 alunos de graduação
202 estudantes de pós-graduação
Informações sobre o IGC, www.igc.ufmg.br

Nenhum comentário: